Como organizar um evento: dicas fundamentais para ter sucesso

Como organizar um evento: dicas fundamentais para ter sucesso

“Evento” é algo que ouvimos em todos os momentos, seja como aniversário, treinamento ou até mesmo show. Por ser algo recorrente, também se tornou algo relacionado a faturamento para quem quer aumentar sua renda mensal; mas se engana quem acha que é uma tarefa simples. Pensando nisso, esse texto trará pontos para retirar algumas dúvidas de como organizar um evento.

Antes de saber como organizar um evento, é importante decidir para qual segmento ele será oferecido e qual categoria seguirá.

As principais categorias são:

  • Entretenimento
  • Social
  • Corporativo
  • Esportivo
  • Educacional

 

Lembrando também que é necessário planejar se será feito uma festa, um workshop, uma feira ou outra categoria.

“Qualquer acontecimento com propósitos específicos e organizado por pessoas especializadas (festa, seminário, show, espetáculo etc.).” – Site Dicio

Mesmo com dúvidas sobre como organizar um evento, uma empresa ou marca pessoal consegue diversos benefícios quando estrutura um bem sucedido. Além da lucratividade, também é possível divulgar produtos e serviços, reforçar sua identidade no mercado e ganhar reconhecimento profissional.

Para deixar a tarefa mais fácil, aqui vão alguns tópicos que você deve se atentar:

 

O orçamento é uma das partes mais importantes!

Na lista de como organizar um evento, definir o valor que será gasto é primordial. As despesas devem ser controladas para que não ocorra nenhuma surpresa no final, erro que infelizmente é muito comum.

Faça suas contas para que nada aconteça fora do previsto.

 

Os objetivos e metas devem ser claros

Como dito anteriormente, é importante saber qual público você quer atingir e de qual forma isso acontecerá.
É necessário saber o objetivo central desse evento: por qual motivo exato você está realizando-o? Lembrando-se sempre que um diferencial é necessário para chamar atenção de seus possíveis clientes.

 

Todo o seu planejamento será realizado com base em quais metas você quer alcançar.
Para ficar ainda mais fácil, um cronograma com datas é uma ótima maneira de se organizar melhor.

 

Defina as pessoas com quem trabalhará

Ao escolher seu time, é necessário que você já saiba como organizar um evento, pois eles serão guiados por você e selecionados conforme sua necessidade também.
Caso você organize um workshop, uma inauguração ou outro evento corporativo, escolherá pessoas para palestrar e interagir com seus convidados. Tudo isso deve ser pensado antes.

 

Escolha um bom ambiente e deixe-o atrativo

O local é um fator importante para decisão do cliente. Alguns motivos como facilidade de acesso, segurança e espaço para estacionamento faz com que as pessoas considerem ir ou não ao evento.

Além disso, a área interna também deve ser pensada para conforto e bem-estar do público. O mobiliário precisa combinar com o evento e, ao mesmo tempo, proporcionar comodidade para que ninguém reclame da organização.

Clique aqui e confira diversas opções de mobiliário para seu evento.

 

Divulgue nas redes sociais

Nenhum evento é divulgado sozinho. Com a tecnologia atual, se tornou mais fácil e até mais barato passar uma informação para outras pessoas.
Aproveite essa facilidade e intensifique sua divulgação em todas as redes sociais. Crie eventos no facebook, chamadas no instagram e listas de transmissão para o WhatsApp. Isso só aumentará as chances de ser um sucesso!

Agora que você já sabe como organizar um evento, mãos a obra!